Scooby-Doo é um desenho animado americano produzido pela Hanna-Barbera, e criado no ano de 1969 por Iwao Takamoto.
Constituído por um grupo de quatro adolescentes metidos a detetives Fred, Velma, Daphne e Salsicha, com um Dog Alemão falante chamado Scooby-Doo, que viajam numa van chamada Máquina Mistério, e ajudam a investigar casos misteriosos. Visitam lugares inóspitos, casas mal-assombradas, parques abandonados, pântanos e ilhas, ameaçados por fantasmas, múmias, monstros e terríveis vilões.
Os detetives juvenis seguem pistas, fogem dos vilões e, muitas vezes, vêem-se perdidos em labirintos, passagens secretas e porões escuros. Dividem-se sempre em dois grupos: Fred e Daphne vão por um lado, enquanto Salsicha e Scooby acompanham Velma, que, apesar da esperteza e inteligência, vive perdendo seus óculos e se metendo nas confusões de Salsicha e Scooby.
A formula dos episódios é sempre a mesma, mas isso não tira o brilho do programa: depois de uma cena de perseguição ou uma sequência musical, e por meio de algum plano ou ideia mirabolante, os vilões sempre são pegos. Estão sempre mascarados e as verdadeiras identidades são reveladas ao tirarem suas máscaras. Por trás delas há sempre o rosto de algum personagem já conhecido na história.
Só quem não gostava naturalmente desta história de mistérios eram os personagens Salsicha e Scooby-Doo que eram dois medrosos, que não pensavam em outra coisa senão em comida. Geralmente todo episódio começava com eles chegando a um lugarejo qualquer, com seu furgão todo psicodélico e pouco tempo depois começavam a acontecer coisas estranhas neste local e desta forma, o grupo partiam para investigarem esses mistérios.
Depois de muitas perseguições, com Salsicha e Scooby, geralmente metidos em algum tipo de encrenca, muitos corres-corres e surgimento de monstros ou fantasma, quando toda a coisa acabava sendo desvendada e normalmente se tratava de alguma fraude tramada por alguém do local para tirar algum tipo de vantagem ou proveito daquela situação.
Scooby-Doo era o nome carinhoso dado pelos seus amigos a um cachorro muito medroso chamado Scoobert-Doo, mas que era sempre levado na conversa durante uma investigação misteriosa, com a promessa de recompensa com um bom lanche, biscoitos e outras guloseimas e que tinha um bordão muito famoso “Scooby-Dooby-Doo-oo-oo!!!”.
Seu amigo mais querido era um sujeito também muito medroso chamado Norville, mas normalmente chamado pelos seus amigos de Salsicha. Ele era alto e bem magro, desleixado e com um cavanhaque a ser feita, muito covarde, sempre faminto e com um pavor fenomenal por fantasmas e afins. Salsicha e Scooby faziam a dupla cômica do espetáculo.
Fred Jones era o nome do líder do grupo, o galã do espetáculo, um garotão corajoso e inteligente, com um gosto especial por casos misteriosos. Curioso por natureza criava diversas engenhocas para enfrentar os vilões e geralmente tomava as primeiras medidas para o envolvimento e desvendamento de um caso.
Se o galã da turma era o Fred, provavelmente a gatinha do grupo era sem sombra a Daphne Blake, uma mocinha muito bonita, ao estilo de uma “patricinha”, mas muito corajosa e pronta para desvendar qualquer caso mais complicado e estranho. Geralmente acabava sendo a vítima preferida dos vilões que muitas vezes a raptavam. Daphne e Fred aparentemente eram namorados, mas isso nunca era muito bem explicado.