Pages

quinta-feira, 7 de março de 2013

Conheça Mais: Silvio Santos "O homem do baú" (Parte 01)

Olá pessoas, hoje vamos falar dele! Silvio Santos! Que é sem dúvida, além de o maior apresentador da televisão brasileira, é uma das celebridades mais queridas e consagradas do nosso país. Conhecido por sua irreverência e criatividade, Silvio Santos interage com o público de forma única, sua marca registrada nesses longos anos de carreira. De camelô ao homem mais rico do brasil, segundo a revista FORBES.
 



Sílvio Santos (1930) é apresentador de Televisão e empresário de comunicação. O Grupo Sílvio Santos engloba o Sistema Brasileiro de Televisão, a Liderança Capitalização-Administração da loteria Tele Sena, a Jequiti Cosméticos. Seu Programa de televisão, o Programa Sílvio Santos, é transmitido há décadas e seu grande sucesso deve-se à variedade de jogos, pegadinhas e outras atrações.

Nascido na Lapa, Rio de Janeiro, com nome de Senor Abravanel. Filho de imigrantes, seu pai Alberto Abravanel era turco, enquanto a sua mãe Rebeca Abravanel, era grega. O nome Sílvio originou de sua mãe, que não concordava com o nome original do filho. O sobrenome santos foi o próprio que decidiu, pois os “santos” protetores o ajudariam a ter sorte em sua caminhada. Sílvio Santos é descendente de um estadista e filósofo judeu-português Isaac Abravanel.

Sílvio Santos começou a trabalhar como camelô aos 14 anos, onde aprendeu a negociar e a expor a sua voz, considerada poderosa. Foi convidado para ser locutor na Radio Guanabara, mas não ficou por muito tempo, pois a atividade de camelô lhe rendia mais financeiramente.


 

Seu tino comercial era admirado e conhecido por todos. Depois de servir ao exército, criou uma maneira de torna as viagens mais dinâmicas nas embarcações que iam do Rio de Janeiro à Niterói: criou um serviço de alto falantes para anunciar produtos. Posteriormente, entrou para o ramo de shows e sorteios de loterias. Sílvio Santos ficou conhecido por Peru que fala, pois falava tanto que enrubescia seu rosto.

Em 1962 começo a sua carreira na televisão, com o programa Vamos brincar de forca, transmitido pela TV Paulista., à noite. Um grande sucesso. Em 1964, passou a comandar seu programa aos domingos, das 12 às 14h. No decorrer dos anos, o formato seria expandido e aprimorado no Programa Silvio Santos.

Paralelamente, Silvio partiu para novos empreendimentos: adquiriu de seu amigo Manuel da Nóbrega e de um alemão o Baú da Felicidade, empresa que vendia baús de presentes de Natal para crianças mediante pagamento em prestações. Depois de reformas no plano de negócios, a empresa ficou conhecida pela venda de carnês e sorteios.

Quando a TV Paulista foi incorporada à Rede Globo, Silvio seguiu pagando aluguel pelo seu horário dominical, revendendo o tempo dos anúncios a outras empresas. Na medida em que aumentava o sucesso do Programa Silvio Santos, Silvio tinha ótimos resultados financeiros. Realizava sorteios de carros, móveis e eletrodomésticos, o que motivou a expansão dos negócios do grupo (Móveis Tamakavy, concessionária de veículos Vimave).


Passou pela Rede Tupi e Rede Record, nesta, conseguiu 50 % das ações da TV. Mas o grande empreendimento de Sílvio Santos seria o SBT - Sistema Brasileiro de Televisão, canal próprio, onde apresentaria o seu tradicional Programa Sílvio Santos e venderia outros produtos, como o Baú da Felicidade, empresa de venda de carnês e sorteios.


O Programa Silvio Santos é uma atração que já se tornou tradição na televisão brasileira. Nele, Sílvio Santos montou uma variedade de atrações junto com a publicidade de seus produtos, o que lhe manteve uma audiência fiel.

Sílvio Santos exerceu outras atividades, com destaque para compositor e cantor de marchinhas. Uma que fez muito sucesso foi a pipa do vovô não sobe mais, uma paródia sobre a impotência sexual masculina.



Em 1981, através de um lobby com a primeira-dama Dulce Figueiredo, com quem tinha longas conversas por telefone, Silvio Santos obteve a licença para operar o canal 4 de São Paulo, que se tornou a TVS da capital paulista. A partir das emissoras do Rio e de São Paulo, surgiu o embrião do SBT. A rede se expandiu rapidamente através de afiliações, mas o Programa Silvio Santos continuava sendo transmitido simultaneamente pela Record, especialmente para alcançar o interior de São Paulo. A marca SBT passou a ser usada em toda a rede no final da década de 1980.


Em 1987, Silvio teve problemas com a voz, ficando praticamente afônico por alguns dias. Teve suspeita de câncer na garganta, não divulgada ou confirmada. Silvio chegou a interromper um de seus programas para transmitir depoimentos emocionados e lembranças da sua carreira, incluindo particularidades sobre suas relações com o pessoal do Exército (na juventude, Silvio servira como paraquedista). Silvio teve que fazer um tratamento no exterior e ficou algumas semanas sem gravar os seus programas dominicais, causando preocupação de seus fãs quanto ao seu real estado de saúde. Mais tarde, Orestes Quércia, governador de São Paulo, gravou longo depoimento congratulando Silvio Santos pelo retorno, salientando a ausência sentida por todos os telespectadores.


Também em 1988, Silvio Santos propôs sua candidatura a prefeito de São Paulo. Considerando seus recentes problemas de saúde, Silvio anunciou sua intenção como forma de retribuir à sociedade todas as suas conquistas como apresentador e homem de negócios. O anúncio foi feito durante um dos quadros do Programa Silvio Santos; o episódio foi amplamente divulgado pela imprensa. A candidatura, contudo, não se concretizou.

Em novembro de 1989, com a campanha eleitoral para a Presidência do Brasil já em andamento, tentou ser candidato a presidente pelo pequeno Partido Municipalista Brasileiro, no lugar do candidato do partido, o pastor evangélico Armando Corrêa. Também se cogitou a renúncia do candidato Aureliano Chaves, do PFL, um partido maior e mais poderoso, para que Silvio o substituísse. 




Silvio chegou a fazer algumas gravações para a propaganda eleitoral, pedindo votos para o número 26, do PMB, com insistência, pois não haveria tempo para mudar o nome impresso nas cédulas de votação. A alguns dias da eleição, Silvio Santos teve seu registro de candidatura impugnado pelo Tribunal Superior Eleitoral, por irregularidades no registro do PMB. Silvio filiou-se ao PFL e ensaiou participar de outras eleições, mas as brigas entre grupos políticos e os acordos e negociações inerentes à política fizeram Silvio continuar cuidando exclusivamente de seus negócios.

Em 1990, Silvio Santos e Paulo Machado de Carvalho vendem a Rede Record para Edir Macedo. Neste momento, Silvio já tem o SBT consolidado nacionalmente, o que tornava desnecessária a retransmissão do Programa Silvio Santos pela Record.



Bom Pessoal, Por hoje é só, até a próxima, com mais um capítulo da série- "SILVIO SANTOS, O HOMEM DO BAÚ", Abração Meus queridos!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário